Simples Assim - Adulterio


Adultério é uma palavra que derivou da expressão em latim ad alterum torum, que significa literalmente na cama de outro(a), que designava a pratica da infidelidade conjugal. Ou seja, uma pessoa casada que se relaciona intimamente com alguém que não é o se cônjuge.

Que o adultério é errado todos sabem, e até sabem citar, porque ele faz parte de um dos dez mandamentos “Não adulterarás” (Ex 20.14), e é reforçado em (Dt 5.18). Mas porque será que ainda encontramos tantos adultérios hoje em dia? E pior, parece que Jesus foi mais longe que a lei, ele disse que: “qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.” (Mt 5.28) Simples assim. Se já era difícil não adulterar segundo a lei, agora com as palavras de Jesus se tornou praticamente impossível.

Mas eu não estou escrevendo para provar que o adultério é errado, pois como já disse antes, a Bíblia diz e todos sabem que é errado, mas gostaria de refletir um pouco no porque se comete o adultério e em como podemos lutar contra esse pecado.

Primeiro precisamos entender que o adultério começa no coração “Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os ADULTÉRIOS, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calunia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro” (Mc 7.21-23).

Na maioria das vezes colocamos a causa do adultério em outras coisas como: dificuldades com a esposa, um apelo muito forte do affaire, as circunstâncias que o levaram fazer isso. Dificilmente vemos as pessoas dizendo que cometeram adultério porque isso veio do seu coração. Na verdade a pessoa não se torna adúltera no momento do adultério, ela só adulterou porque já era adúltera.

Em segundo precisamos fechar os nossos olhos para o adultério. Como? Literalmente fechando os olhos, aquilo que eu não vejo fica difícil de desejar, e se não desejar não cometo esse pecado. A Bíblia faz uma sugestão um pouquinho mais radical “Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora.” (Mt 5.29) Simples assim! É lógico que quando Jesus falou isso ele não estava dizendo para literalmente arrancarmos o olho fora, mas que viver uma vida santa é mais importante que um olho.

Cuidado com as conversinhas “inocentes” com outras mulheres “Os lábios da mulher imoral destilam mel; sua voz é suave como o azeite, mas no final é amarga como fel, afiada como uma espada de dois gumes.” (Pv 5.3-4)

Não deixe que o seu coração pense na possibilidade do adultério “Não cobice em seu coração a sua beleza e nem se deixe seduzir por seus olhares, pois o preço de uma prostituta é um pedaço de pão, mas a adúltera sai à caça da própria vida do homem.” (Pv 6.25-26)

Fique atento, porque aquele que comete adultério sofrerá as consequências “Assim acontece com quem se deita com a mulher alheia; ninguém que a toca ficará sem castigo.” (Pv 6.29) “Mas o homem que comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói. Sofrerá sofrimentos e vergonha, e a sua humilhação jamais se apagará.” (Pv 6.32-33) “As maldades do ímpio o prendem; ele se torna prisioneiro das cordas do pecado.” (Pv 5.22)

Todo adultério revela, no fundo, uma insatisfação com Deus, com aquilo que ele lhe deu, com a mulher da sua juventude “Seja bendita a sua fonte! Alegre-se com a esposa da sua juventude. Gazela amorosa, corça graciosa; que os seios de sua esposa sempre o fartem de prazer, e sempre o embriaguem os carinhos dela.” (Pv 5.18-19)

É simples assim, uma atitude tomada sem bastante reflexão, ou até mesmo bem pensada, que traz consequências para o resto da vida.

Vou encerrar contando uma história e que nos sirva de alerta.

“Da janela de minha casa olhei através da grade e vi entre os inexperientes, no meio dos jovens, um rapaz sem juízo. Ele vinha pela rua próximo à esquina de certa mulher, andando em direção à casa dela. Era crepúsculo, o entardecer do dia, chegavam as sombras da noite, crescia a escuridão. A mulher veio ao seu encontro, vestida como prostituta, cheia de astúcia no coração. (Ela é espalhafatosa e provocadora, seus pés nunca param em casa; uma hora na rua, outra nas praças, em cada esquina fica à espreita.) Ela agarrou o rapaz, beijou-o e lhe disse descaradamente: tenho em casa a carne dos sacrifícios de comunhão, que hoje fiz para cumprir os meus votos. Por isso sai para encontrá-lo; vim à sua procura e o encontrei! Estendi sobre o meu leito cobertas de linho fino do Egito. Perfumei a minha cama com mirra, aloés e canela. Venha, vamos embriagar-nos de caricias até o amanhecer; gozemos as delícias do amor! Pois meu marido não está em casa; partiu para uma longa viagem. Levou uma bolsa cheia de prata e não voltará antes da lua cheia. Com a sedução das palavras o persuadiu, e o atraiu com o dulçor dos lábios. Imediatamente ele a seguiu como boi levado ao matadouro, ou como cervo que vai cair no laço, até que uma flecha lhe atravesse o fígado, ou como pássaro que salta para dentro do alçapão sem saber que isso lhe custará a vida.” (Pv 7.6-23)


Por seu Reino e sua simplicidade.

Rodrigo Rezende

14 Comentarios

  1. Muito bom , estou passando por sérios problemas familiares por causa de adultério , e devastou minha família ...

  2. Legal seu comentário Jonatas. Mas nunca perca de vista que o amor do Senhor e o arrependimento podem mudar qualquer situação.

  3. Anônimo says:

    Eu sou o inexperiente dessa última história que vc postou.
    Ela era casada, me fisgou, se separou, ficamos 5 anos juntos. Minha vida esta destruida e ela me largou e esta poi ai à caça de outro idiota como eu.
    Detalhe, nunca houve amor, foi apenas sexo e interesse. Brigas, discórdias, cobranças, verdadeiro inferno.
    Ela tem 2 filhos q hj tem 7 e 11 anos.
    Complicado

  4. Anônimo says:

    é tentador mas busco forças no senhor,para que eu não caia em tentação,no meu trabalho tem um rapaz que ja me convidou para sair varias vezes confeço que demos uns beijos mas me senti mal pois sou casada e sei que isso é erado ,por isso decidir pedir para mandar embora do serviço pois não quero cair em tentação.amo meu marido e não quero ceder aos desejos ds carne

  5. Anônimo says:

    Isso significa que quem encostar em uma mulher casada sofrerá ? Assim acontece com quem se deita com a mulher alheia; ninguém que a toca ficará sem castigo.” (Pv 6.29)

  6. Anônimo says:

    O adultério é devastador! Eu também passo por isso, meu esposo que eu tanto amo, traiu-me com uma jovem, ele se arrependeu e me pediu perdão, diz que me ama e que a garota insistiu muito para ficar com ele.Eu acredito no amor dele por mim e nossos filhos, dei uma chance, mas não está sendo nada fácil, estou profundamente magoada.Sou evangélica e luto para trabalhar esse perdão dentro de mim.

  7. Anônimo says:

    Sabe o que é mais triste saber que tudo isso é verdade mas , meu esposo que me traiu, e alegou vários motivos não se arrependeu esta vivendo com a outra pessoa , e ainda se considera a vitima, e que esta é sua chance de ser feliz, e a promessa até que a morte nos separe tudo mentira, tudo acima no texto é tão claro, não desejo isso pra ninguém , e que mais dói é ver pessoas que conhecem a palavra defendendo a felicidade dele meu marido.

  8. Frankmar Corrêa says:

    Sou Totalmente contra o Adulterio.para mim o adultério é falta de amor pelo próximo e pura maldade!
    Quem ama de verdade Não trair.se um dia eu me casar eu serei fiel a minha Mulher,traição Jamais!

  9. Anônimo says:

    Não é fácil vivenciar uma traição, só quem passou sabe a dor... É preciso ter forças para encarar a verdade e de forma alguma procurar vingança. Devemos entender que Cristo morreu por nós, e se nosso conjuge nos traiu é pq falta nele compreensão e o temor de Cristo. Perdor não é escolha é um dever do cristão, más devemos refletir, pois, perdoar não significa que devemos voltar a conviver com essa pessoa. É se por um lado, a descisão do infiel for viver ao lado de outra pessoa, deixemos ir, pois, se buscamos em Cristo, paz, consolo e repouso ele nos recompensará e realizará o desejo do nosso coração. Cristo não fez o homem para viver só, nem a mulher, por isso, ele recompensará aquele que espera por ele, e toma descisões segundo o coração de Deus. O que Cristo faria em meu lugar? Pense nisso, antes de fazer qualquer coisa.

  10. Anônimo says:

    Td bem, entendo que desejar uma mulher qualquer ou casada é pecado, mas se eu desejar minha namorada?

  11. Anônimo says:

    Estou muito triste pq o homem que amo se deitou com a mulher do amigo dele..

  12. Anônimo says:

    Não sei o que fazer.. as vz sinto nojo dele, embora eu o ame demais. tenho rado tanto...

  13. Anônimo says:

    Por nas mãos de Deus
    Ele supre todas as nossas necessidades
    Estou nessa condição de traida e vendo meu marido com outra
    Mais o que ,que para Deus é impossível ?
    Deus é justo mais é juizo ele sabe como proceder com cada um de nós
    Comigo com meu marido e com a amante dele
    Todo ato mesmo arrependendo e confessado tem um preço a pagar ninguém em absoluto escapa

  14. Sou testemunha do que diz o texto. Casei-me a primeira vez, fui fiel a minha esposa por sete anos, apesar das tentações diárias. Tinha tudo. Felicidade, saúde, recursos financeiros, três filhos maravilhosos. Por diversos fatores comecei a me envolver sexualmente com uma mulher que trabalhava comigo, o que se deu por cerca de 4 anos. Minha esposa na época nunca soube disso, mas as coisas começaram a mudar para pior na minha vida, em todos os campos. Comecei a ter relações parcelas com outras mulheres. Com uma delas, minha então esposa descobriu, nos separamos, vidas destruídas. Essa ultima mulher que falei já havia sido casada, mas estava separada e, antes de mim, já havia se envolvido com outros homens casados. Cego de paixão, ignorei os conselhos dos amigos próximos e resolvi iniciar uma união com essa mulher. Minha vida ficou estagnada, e ela prosperou muito profissionalmente. Sempre foi vaidosa ao extremo, muito bonita,etc. fiz tudo por ela, para que atingisse seus objetivos. A pedido dela, tivermos uma filha, hoje com 4 anos. Fui fiel a essa mulher. Pois bem, nos últimos dois anos essa mulher transformou nosso lar é minha vida num inferno. Comecei a desconfiar, depois a investigar e, cerca de um mês atras, descobri que ela mantinha um caso com um colega de profissão, casado, com dois filhos. Ela jurou que me ama, que terminou, que quer uma segunda chance, etc. no meu coração já a perdoei, mas em nenhuma parte da Bíblia encontrei que devo aceitá-la de volta. A forma como tudo ocorreu faz com que eu não volte a confiar novamente nela. Tenho convicção que as promessas de hoje são para preservar o status de mulher casada com um homem respeitado pela sociedade, etc. amo essa mulher, amo nossa filha, mas tenho convicção que não dará certo. O que quero dizer é que a mulher com o perfil descrito no texto é encrenca na certa. Destruiu meu primeiro casamento, destruiu o nosso atual casamento, o casamento do colega dela e, lamento, acho que destruirá outros adiante, pois ainda é muito bela(por fora) e cobiçada. Não estou com isso me eximindo de minha culpa nessa lama que me envolvi, sei que colho o que semeiei no passado. Estou lançando um alerta de que a palavra da Bíblia é real e se cumpriu na minha vida. Fiquem com Deus. Meu nome é Humberto.

Comente

Você pode e deve comentar, somente atente para as seguintes observações:
1. Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se; 2. Discordar não é problema, é solução, pois leva ao aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! 3. Ofereça o seu ponto de vista, contudo, não aceitarei esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor ou "Não julgueis para que não sejais julgados"