Um escândalo de natal




Conversava com uma amiga que passou alguns dias em Nova York com a família, e ela contava como ficou escandalizada por não encontrar, praticamente em nenhum lugar, o verdadeiro significado do natal. Encontrava muito papai Noel, renas, pólo norte e etc. nem o presépio, que é algo comum, ela encontrou.

Nas minhas andanças natalinas, também percebi o que ela comentou, inclusive tive uma tremenda dificuldade para encontrar um cartão que falasse do verdadeiro natal. Fiquei escandalizado. Encontrava de tudo, paz, prosperidade, família, amor, papai Noel, presentes, renas e etc. Mas foi muito difícil encontrar um falando de Jesus.

Eu sei que ele não nasceu dia 25 de dezembro, mas isso não me interessa. Eu sei que esse dia é um feriado pagão, também não me interessa. O que me interessa é comemorar esse escândalo que é o Senhor Jesus.

Ele não só marcou a história, mas ele é a história. Nós contamos os anos desde o nascimento dele, e tudo que aconteceu antes é marcado regressivamente para chegar no seu nascimento.

É um escândalo perceber que o Senhor Jesus se entregou antes mesmo da fundação do mundo “mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.” (1Pe 1.19-20).

A sua vida foi um escândalo. Nasceu num estábulo, numa manjedoura. Seu primeiro milagre foi transformar água em vinho, que escândalo daria isso hoje nos guetos evangélicos.

Tinha entre os seus seguidores pescadores, cobrador de impostos. Andava com a ralé. E ainda por cima aceitava presentes de prostitutas. Deus que me livre disso acontecer nos nossos dias! Que babado! Que escândalo!

Conversava com mulheres, curava no sábado, quebrou todos os protocolos. Participou até de refeições com fariseus, mas acredito que isso seria bem aceito hoje pelos religiosos.

Mas escandaloso mesmo foi o seu amor por mim, um relés pecador. Foi um escândalo de proporções televisivas ele ter aberto mão da sua glória com o Pai para sofrer por mim. E ainda por cima levar consigo as minhas dores.

Um escândalo de natal à todos.

Rodrigo Rezende

Um comentario

  1. Anônimo says:

    É isso aí! Acho que temos que seguir Jesus e sermos "escandalosos", sermos revolucionários, partidários da contra-cultura, militantes do seu amor!
    Abaixo o Papai-Noel!
    Viva o Rei Jesus!

Comente

Você pode e deve comentar, somente atente para as seguintes observações:
1. Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se; 2. Discordar não é problema, é solução, pois leva ao aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! 3. Ofereça o seu ponto de vista, contudo, não aceitarei esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor ou "Não julgueis para que não sejais julgados"