15 TESES SOBRE A VERDADEIRA IGREJA - 1


1. Cristianismo como estilo de vida, não como sucessão de eventos religiosos.

Bem antes dos discípulos serem chamados de cristãos eles eram chamados de os do “Caminho”. Um dos principais motivos era que literalmente eles tinham encontrado o caminho da verdadeira vida. Eram chamados de os do “Caminho”, porque estavam em movimento, caminhando com Cristo e em direção à Cristo. Eles sabiam onde estavam, sabiam para onde iam, e mais importante, sabiam o caminho para chegar onde queriam.

Futuramente, em Antioquia, eles foram chamados de “Cristãos” pela primeira vez. A palavra “cristão” significa pequenos Cristos. Eles não se autodenominaram cristãos, as pessoas enxergavam Cristo na vida daqueles homens e por isso os chamavam assim. Ser cristão não tinha nada haver com um lugar que se freqüentava, ou uma família que se nascia e muito menos com freqüência em eventos religiosos. Ser cristão significava ter um estilo de vida como o de Jesus, o Cristo.

Interessante, e porque não triste, perceber como esse foco se perdeu na igreja atual. O nível de espiritualidade de uma pessoa é medida pela freqüência aos eventos religiosos. Não se preocupam mais com a vida, mas com a freqüência, com a roupa e com a postura assumida nos eventos religiosos. A preocupação não é se a pessoa está caminhando com Cristo, mas se ela está dizimando, não é em como está o seu casamento, mas em como está sua freqüência.

Não se pode mais pregar o que Jesus Cristo pregou, porque isso é ofensivo de mais e afasta as pessoas dos eventos religiosos, afinal, os tempos são outros. Precisa-se encher as pessoas de eventos porque elas não sabem mais caminhar com Cristo. É necessário mimar os “crentes”, porque se eles se magoarem vão para outra “igreja”, e a entrada mensal da minha “igreja” pode diminuir.

E a justiça, o cuidar do necessitado, o abrigar o estrangeiro, o visitar o preso? Deus me livre disso! Até quando a igreja vai continuar de olhos fechados para a realidade do que é ser cristão, e parar de querer terceirizar o serviço cristão pagando para que outros façam em seu lugar? Lindos salões de culto têm sido construídos enquanto muitos “templos” têm sido esquecidos, cada vez a música tem sido aprimorada e a adoração... o que é mesmo adoração?

Ser cristão é viver como Cristo, não freqüentar igreja. Mas como vão saber viver como Cristo se a leitura da Bíblia também está terceirizada para os ministros profissionais? Afinal, eles são pagos para isso. Como a igreja de Cristo é diferente do cristianismo, como ser cristão é diferente de ser membro de igreja. As igrejas estão anestesiadas dentro de si, deixando Cristo de fora, o mundo de fora, e se tranqüilizando por estarem com nome escrito no “rol de membros”, como se o rol de membros fosse a mesma coisa que “Livro da Vida”.

“Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles. Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo as necessidades de cada um.” (At 4.32-35).

A igreja que você “freqüenta” se parece com essa?


“Realmente, se Cristo viesse hoje a terra, a igreja o crucificaria de novo porque não suportaria a verdade.”

Um comentario

  1. Anônimo says:

    Muito boa essa mensagem, muito boa mesmo.
    Infelizmente também tenho percebido isso Rodrigo, o quanto as pessoas não têm pregado o verdadeiro evangelho de Cristo, o quanto as pessoas têm 'enfeitado e medido' aquilo que falam com medo de ofender e magoar as pessoas, e enquanto isso esquecem o quanto desagradam a Deus com essa preocupação de agradar a quem os ouve. Infelizmente tudo isso acima é verdade! Um abração! Saudade das suas mensagens. :)

    Naira

Comente

Você pode e deve comentar, somente atente para as seguintes observações:
1. Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se; 2. Discordar não é problema, é solução, pois leva ao aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! 3. Ofereça o seu ponto de vista, contudo, não aceitarei esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor ou "Não julgueis para que não sejais julgados"