15 TESES SOBRE A VERDADEIRA IGREJA - 6


6. Do sistema de um pastor único para a estrutura de equipe

Quando se lê a seguinte frase “do sistema de um pastor único para a estrutura de equipe” a primeira coisa que vem a mente é uma igreja com uma equipe de pastores. Hoje se tem pastor para tudo, pastor de jovens, pastor da terceira idade, pastor de adolescentes, pastor de crianças, pastor de música, pastor do multimídia (é verdade), pastor de pregação, pastor de visitação e assim por diante, a lista é enorme. Não acho isso errado, mas a idéia deste artigo é um pouco diferente disso.

Ao olhar para a realidade da igreja no meu país, na minha cidade, meu coração se enche de tristeza. Se o meu fica assim imagina o de Deus. Milhões de denominações, sendo usadas como desculpa para não sermos um só corpo. Pastores que não falam com outros pastores, comunidades brigadas, irmãos dentro da mesma comunidade que não se falam. O corpo de Cristo nas nossas cidades está machucado e dividido.

Quando falo de estrutura de equipe são os pastores se suportando uns aos outros. Não suportando no sentido de “Ah que droga, tenho que suportar esse pastor em amor”, mas no sentido de dar suporte, dar base para que outros possam realizar seus ministérios. Vivemos sem amor e nos perguntamos: por que a nossa cidade não está sendo impactada pelo evangelho? “Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros” (Jo 13.35).

Nós pastores precisamos acordar e perceber que somos apenas mais uma peça no quebra-cabeça, não o quebra-cabeça. Precisamos entender que o nosso ministério junto com os apóstolos, profetas, evangelistas e mestres é capacitar os santos para o serviço, para que o corpo de Cristo seja edificado “E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado.” (Ef 4.11-12).

Precisamos entender que existe somente uma igreja na cidade, como vemos na Bíblia, e que precisamos uns dos outros para edificação mútua dessa igreja. A palavra de Deus nos diz que na igreja da cidade estão todos os dons “Porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês, de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês esperam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado” (1Co 1.6-7). Portanto precisa existir uma equipe de pastores na cidade que se amem, que parem de buscar seus próprios interesses, e procurem a edificação dos santos.

“Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! É como o óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a benção da vida para sempre” (Sl 133), Ali no Hermom e ali na COMUNHÃO DOS IRMÃOS, o Senhor concede a benção da vida para sempre.
Jesus, quando orou ao Pai, clamou para que fossemos um “Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam UM, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam UM, assim como nós somos UM: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena UNIDADE, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.” (Jo 17.20-23)

Que possamos ser uma equipe de pastores do único corpo de Cristo, trabalhando para o crescimento dos santos.

Rodrigo Rezende

2 Comentarios

  1. Anônimo says:

    Olá Rodrigo, a Paz!
    Parabéns pelo Blog, sou de uma dominação e sei que existe muitas coisas ainda a melhorar. Mas se Cristo me deu a oportunidade de estar lá, e conhece-lo foi para eu agir de dentro para fora, como a palavra de Deus faz em nós. Fico Feliz em certa parte com alguns membros, que fala mas não age, Elias, Isaías foram homem com qualidades que poucos hoje buscam ter, e quando tem estão já fora e sentando a lenha, rssss... Te admiro e que a cada dia O Senhor te Abençoe! Fique na Paz!

  2. Obrigado pelo comentário meu irmão. O que vc falou é verdade temos que permanecer aonde Deus quer que estejamos. Estamos juntos vivendo o Reino de Deus.

Comente

Você pode e deve comentar, somente atente para as seguintes observações:
1. Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se; 2. Discordar não é problema, é solução, pois leva ao aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! 3. Ofereça o seu ponto de vista, contudo, não aceitarei esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor ou "Não julgueis para que não sejais julgados"