CONSELHOS PRÁTICOS AOS NOVOS TEÓLOGOS

Por Yago Martins

Quando fui despertado por Deus para conhecê-lO através das Escrituras, já fazia dois anos que eu havia professado que Cristo era meu Salvador. Assim, sofri muito na transição de minha ignorância para uma busca pela teologia bíblica. Aqui ficam alguns conselhos práticos aos meus irmãos que estejam passando pelo mesmo momento que passei naquela etapa de minha vida (a ordem dos tópicos não possui qualquer significado).

1. Ame a Bíblia
"Tenho prazer em teus mandamentos, porque os amo" (Sl 119:47). Tudo começa com uma luta ferrenha para pôr sua alegria onde ela deve estar: Em Deus (e em conhecê-lo, conseqüen-temente). Ame os mandamentos de Deus, assim você terá alegria neles.

2. Invista em conhecimento
"A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento" (Pv 4:7). Quando queremos conquistar algo muito valioso, precisamos empregar algo em troca (tempo, dinheiro, etc). Para adquirir conhecimento, você precisará em-pregar tempo de estudo, dinheiro para comprar bons materiais, disposição de continuar estudan-do mesmo quando estiver sedento por fazer outras coisas, etc. Desgaste-se no que vale a pena, empregue tudo o que possuis na aquisição de entendimento.

3. Tenha amigos que saibam mais
"O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído." (Pv 13:20). Você é mais influenciado pelas pessoas que você convive do que você pensa. Amigos pi-edosos que são mais maduros serão de grande ajuda para seu crescimento espiritual. Isso não significa uma proibição a andar com quem é menos sábio, mas põe primazia em ser influenciado por quem tem algo de bom para ensinar.

4. Seja ensinado
“E ele mesmo concedeu uns para... mestres” (Ef 4:11). Alguns menosprezam livros escritos por antigos teólogos alegando que precisam apenas da Bíblia. Não seja arrogante, você tem muito que aprender com quem veio antes de você. Procure um bom mestre (do passado ou do presen-te) e aprenda com o que ele tem a ensinar. O próprio Deus constituiu mestres na Sua Igreja. Não menospreze o cuidado de Deus.

5. Não seja um mestre aos próprios olhos
"Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo" (Tg 3:1). Algo que me amedronta muito são os blogs. Lá, qualquer um pode escrever qualquer coi-sa sobre qualquer assunto. Lembre-se que você ainda está descobrindo as verdades das Escrituras e, por isso, precisa ser muito cuidadoso no que vai passar adiante. Um sincero “eu ainda estou es-tudando sobre isso” evita muitos problemas futuros. O juízo de Deus cairá mais forte contra os fal-sos mestres.

6. Suporte o sofrimento
"E, dizendo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar" (At 26:24). Não tenha dúvida, o sofrimento virá. Você perceberá que não precisa-rá de nada mais do que defender o sola scriptura para ser alvo de todo tipo de ataque do inimi-go. Paulo foi acusado de delirar. Eu fui acusado de ser enganado por demônios. Você será acu-sado de algo. Esteja firme em Cristo quando isso vier.

Por Yago Martins. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com

Comente

Você pode e deve comentar, somente atente para as seguintes observações:
1. Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se; 2. Discordar não é problema, é solução, pois leva ao aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! 3. Ofereça o seu ponto de vista, contudo, não aceitarei esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor ou "Não julgueis para que não sejais julgados"