Simples Assim! "Culto"



Uma palavra tão simples e pequena, mas que gera uma gama de interpretações, dúvidas e discussões.

De acordo com o dicionário significa “adoração ou homenagem à divindade”. Segundo a prática normal dos evangélicos de hoje, um momento em um lugar específico, com uma liturgia própria, onde as pessoas se reúnem para louvar a Deus.

Hoje existe culto para todos os gostos, culto para jovens, culto de ação de graças, culto para terceira idade, culto de libertação, culto de unção e assim por diante.

Acredito que com o tempo fomos complicando tanto o que é cultuar, que hoje o verdadeiro sentido do culto está quase perdido.

Você já pensou como deve ser uma pessoa que entra pela primeira vez, no que chamamos de culto, como ela deve se sentir?

Ela entra e vê um monte de pessoas e todas elas possuem um livro, e ela deve se perguntar que livro é esse que todo mundo tem menos eu?

Depois as pessoas começam a cantar e abrem um outro livro que ela não conhece e também não tem. Algumas pessoas levantam as mãos outros fecham os olhos, e a pergunta que não quer calar na sua mente é: como eu devo agir? E assim vai.

Essa cena me lembra daquele episódio hilário do Mr. Bean em que ele vai a um culto.

Mas o que é culto então? Vamos ver o que o Senhor nos diz: “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Rm 12.1) Simples assim!

A religião judaica era baseada em quatro alicerces o sábado, o culto (sacrifício), o templo e o sacerdote. O culto era o momento do sacrifício do animal pelo perdão dos pecados do povo. Agora Paulo mostra o novo sentido do culto da nova aliança em Cristo.

O culto agora não está mais preso a um lugar, e sim a uma vida totalmente entregue a Deus, como em um sacrifício. Não depende de um horário específico, tem que ser 24 horas por dia e 7 dias por semana. Não precisa ter uma liturgia, a liturgia é o dia-a-dia de cada um. Não precisa ter um oficiante, ou dirigente (Será que existe habilitação para dirigir o culto? Deixa pra lá.). E é pessoal, não depende de outras pessoas.

Isso significa que eu devo parar de me reunir com os irmãos? É claro que não, pelo contrário, devo sempre estar em comunhão com os meus irmãos. Eu só preciso entender que o meu culto a Deus não depende daquela reunião ou culto público como preferir, ali é o momento de juntos, celebrarmos ao Senhor, que também pode ser um culto seu a Deus, depende de como está a sua vida.

Mas o que isso muda? Tudo. Já que a minha vida é um culto eu devo adorar a Deus o tempo todo, não só aos domingos ou quarta-feira. A minha conduta deve agradá-lo o tempo todo, não só quando estiver com outros irmãos. A minha roupa deve sempre seguir o padrão de decência sempre, não só quando vou ao “culto”.

Quem disse que o culto deve ser solene? Deus é um Deus de alegria. Quem disse que no culto temos que usar calça? A reunião deve ter ordem e alegria, e corações abertos, choro com os que choram, comida e porque não um vinho.

É simples assim! Cultue a Deus amando a sua esposa, dando muitos beijos, dizendo que a ama, cultue a Deus sendo um bom funcionário e respeitando seu patrão, cultue a Deus estendo o braço ao necessitado. Deus se agrada muito mais desse tipo de culto, se é que existe outro tipo.

É simples assim!

Comente

Você pode e deve comentar, somente atente para as seguintes observações:
1. Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se; 2. Discordar não é problema, é solução, pois leva ao aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! 3. Ofereça o seu ponto de vista, contudo, não aceitarei esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor ou "Não julgueis para que não sejais julgados"