Simples Assim - Graça



Graça, uma palavra pequena, mas com tantos significados.

Quando eu era pequeno, se a pessoa queria saber o nome de outra pessoa ela perguntava: qual é a sua graça? Graça também pode significar se algo é engraçado ou não: “isso é muito sem graça.” Pode ser um nome: oi, como vai Graça?

Mas o que Deus quer nos dizer sobre graça na sua Palavra?

Seu significado básico é “favor imerecido”, mas acredito que a Bíblia nos mostra que é um pouco mais do que um favor imerecido, é tudo.

Uma vez um pregador disse que a graça sustenta o universo, na verdade ele só foi criado por causa da graça. Será que Deus foi pego de surpresa com o pecado de Adão? (Oh não acredito que Adão pecou), é claro que não. Agora a pergunta que não quer calar, porque então, ele criou o homem mesmo sabendo que ele ia pecar?

A resposta é simples assim, porque antes da fundação do mundo ele já tinha providenciado a redenção (Rm 3.24), através do sangue de Cristo “sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo, o qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós.” (1Pe 1.18-20). Isso é a graça.

A graça é que possibilita um pecador como eu e você, sermos habitados por um Deus santo.

A graça é a bondade de Deus emprestada ao homem. Você já parou para pensar como seria o mundo se todos realmente fossem como Romanos 3.10-18 pinta:
“Não há nenhum justo, nem um sequer;
Não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus.
Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis;
Não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer”
“Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam”.
“Veneno de serpentes está em seus lábios”.
“Suas bocas estão cheias de maldição e amargura”.
“Seus pés são ágeis para derramar sangue; ruína e desgraça marcam os seus caminhos, e não conhecem o caminho da paz”.
“Aos seus olhos é inútil temer a Deus”


O mundo só não é assim porque Deus emprestou a sua bondade aos homens.

Graça é sobre o que o Novo Testamento fala. O Deus exposto ali é “o Deus de toda graça” (1Pe 5.10); ali o Espírito Santo é “o Espírito da graça” (Hb 10.29) e, todas as esperanças ali expostas apoiam-se sobre a “graça do Senhor Jesus” (At 15.11).

Não estamos mais debaixo da lei, mas debaixo da graça (Rm 6.14). A lei serviu para mostrar quem somos, para nos pôr no nosso lugar de pecadores e mostrar que nunca conseguiremos pelas nossas atitudes nos aproximar de Deus.

Estar debaixo da graça é saber que nada do que eu faço de bom vai fazer com que Deus me ame mais, e que nada do que eu faço de ruim vai fazer com que ele me ame menos.

Então quer dizer que está tudo liberado, eu posso pecar à vontade? Claro que não. Olha o que Paulo disse aos romanos: “Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça. Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?” (Rm 5.20-6.2)

Alguns confundem a liberdade da graça com a libertinagem “Não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne.” (Gl 5.13)

Resumindo, como disse um grande amigo meu: tudo que tem de bom em mim vem de Deus e o que tem de ruim vem de mim mesmo. Tiago comprova isso (Tg 1.17).

Infelizmente vivemos em tempos sem graça. E, ainda por cima, alguns desgraçados, têm colocado preço na graça, que é de graça.

Muitos vivem vidas sem graça, relacionamentos sem graça, porque ainda estão tentando merecer algo que é impossível merecer, que nos foi dado e de graça, é a graça.

Que a graça penetre os nossos relacionamentos sem graça e as nossas vidas sem graça. Quando eu entendo que não mereço nada, serei muito mais agradecido. Quando eu entendo o pecador que sou e como ele me perdoou, eu me torno uma pessoa mais propensa a perdoar os outros. Isso é viver debaixo da graça.

Não tente comprá-la, ela não está à venda. Aceite.

Simples assim!

Comente

Você pode e deve comentar, somente atente para as seguintes observações:
1. Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se; 2. Discordar não é problema, é solução, pois leva ao aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! 3. Ofereça o seu ponto de vista, contudo, não aceitarei esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor ou "Não julgueis para que não sejais julgados"