Simples Assim - Gloria


Essa é uma palavra muito escutada hoje em dia, mas pouco entendida. Oh glória! Glória a Deus! E assim por diante, mas será que você realmente sabe o que é glória?

Glória é uma palavra extensamente usada na bíblia, para ser exato 354 vezes ao todo, tanto no Novo como no Antigo Testamento. È simples, mas com o decorrer do tempo foi maltratada e mal interpretada.

O dicionário descreve glória como fama adquirida por ações extraordinárias, feitos heróicos, grandes serviços prestados à humanidade; honra, orgulho; magnificência, brilho, esplendor, prestígio.

Biblicamente podemos perceber que em muitos casos glória significa “honra” ou “reputação excelente”. É esse significado em Is 43.7 em que Deus fala dos seus filhos, “Que criei para a minha glória” ou em Rm 3.23 “todos pecaram e carecem da minha glória”.

Mas o sentido mais específico de glória de Deus é a clara luz que circunda a presença de Deus. Não está simples, deixa eu tentar tornar simples. É uma luz criada por Deus, que está em volta dele, que o revela para a humanidade.

É simples assim! Deus é espírito, santo, perfeito. E um simples olhar para ele nos fulminaria, pois somos pecadores “E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver” (Ex 33.20). Por isso, Deus criou essa luz chamada glória, para que pudéssemos conhecê-lo sem ter que virar churrasquinho.

Falando assim, parece até aqueles desenhos onde os personagens ficam circundados de luz, de preferencia o bonzinho de azul e o malzinho de vermelho. É mais ou menos isso mesmo, só que a luz de Deus, a sua glória sobre nós, não nos diz só se é bom ou mau, mas revela quem o Senhor é.

Vamos provar isso, “Bendiga o Senhor a minha alma! Ó Senhor, meu Deus, tu é tão grandioso! Estás vestido de glória e majestade! Envolto em luz como numa veste, ele estende os céus como uma tenda.” (Sl 104.1-2). No nascimento do Senhor Jesus “E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram aterrorizados.” (Lc 2.9). O mesmo aconteceu na transfiguração “Ali ele foi transfigurado diante deles. Sua face brilhou como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz.” (Mt 17.2). E na nova Jerusalém a glória continuará brilhando “A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia.” (Ap 21.23).

Nós, enquanto aqui na terra, jamais compreenderemos completamente, só nos resta adorá-lo diante da maravilhosa glória de Deus.

Mas o que isso tem haver conosco, já que é a glória de Deus? Tem tudo haver porque Deus nos deu duas tarefas que envolvem a sua glória.

A primeira é glorificá-lo em tudo “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (1Co 10.31). Ou seja, em tudo que eu for fazer eu devo pensar em como Deus faria e em como eu posso honrá-lo naquela situação.

A segunda é refletir essa glória para os outros “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” (2Co 3.18). Enquanto refletimos a glória de Deus para as pessoas, como se fossemos um espelho, também somos mudados por essa glória dia-a-dia.

Embora não nos achemos cercados de uma luz visível, existe certo brilho, certo esplendor ou certa beleza no modo de vida de uma pessoa que ama profundamente a Deus, e isso se revela com clareza àqueles que a cercam.

É muito mais fácil eu gritar isso em uma celebração, do que viver. Não que gritar glória a Deus seja errado, mas é que o grito deve vir acompanhado de uma vida que glorifica a Deus.

É simples assim! A glória de Deus brilha através da minha vida quando eu amo a minha esposa como Cristo amou a igreja, quando um pai ama o seu filho, quando um profissional faz bem o seu trabalho.

Que sejamos espelhos refletindo a glória de Deus, Simples assim!

Por seu Reino

Rodrigo Rezende

Um comentario

  1. Anônimo says:

    amei a explicaçao obg Deus abençoe mt a paz do senhor

Comente

Você pode e deve comentar, somente atente para as seguintes observações:
1. Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se; 2. Discordar não é problema, é solução, pois leva ao aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! 3. Ofereça o seu ponto de vista, contudo, não aceitarei esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor ou "Não julgueis para que não sejais julgados"