Amar é...


Quando eu era pequeno existia uma febre entre as adolescentes que se chamava, papel de carta. Tinha papel de carta com cheiro, de várias cores, e as meninas tinham uma pasta com vários, que nunca usavam para escrever, mas sim para admirar. Um dos mais procurados eram do "Amar é...", que eram dois bonequinhos, peladinhos e que tinham mensagens de amor. Devo confessar, com grande pesar, que cheguei a ver algumas pastas, e até escrevi cartinha em papel de carta cheiroso, é claro que esse papel eu ganhava, não pagava por ele, mas usei.

Mas o Senhor nos mostra como é o verdadeiro amor "Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor" (1Jo 4.7-8). Esse é o mandamento, esse é o verdadeiro amor. Mas através das frases que falamos mostramos que conhecemos pouco o amor, e por consequência disso, conhecemos pouco a Deus porque ele é amor. Vamos ver algumas dessas frases:

1. O amor acabou - ( ) Verdadeiro ( ) Falso.
As pessoas geralmente declaram essa frase quando o casamento está acabando. Mas o amor acabar é impossível, porque o amor procede de Deus e Deus é eterno, na verdade Deus é amor, e o amor nunca acaba. O que pode acontecer é a pessoa, por motivos errados nesse caso, não querer mais amar a outra pessoa.

2. Eu não consigo mais amar fulano
- ( ) Verdadeiro ( ) Falso.
Essa frase é usada quando uma pessoa não quer perdoar a outra, ou não suporta algo que a outra pessoa fez. Também é uma afirmação falsa, porque se você se rendeu a Cristo e o Espírito Santo habita em você, você tem total capacidade para amar qualquer pessoa.Pois o amor não vem de você, mas vem de Deus, então é só clamar a Deus e pedir para amar tal pessoa.

3. Eu amo fulano, mas tenho medo de confrontá-lo e ele não querer mais falar comigo - ( ) Verdadeiro ( ) Falso.
Pode até ser que isso realmente aconteça. Mas "No amor não há medo; ao contrário o verdadeiro amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor" (1Jo 4.18). Ou seja, quem ama de verdade não tem esse tipo de medo. Você teria medo de gritar com o seu irmão se o visse nadando num lugar, desavisadamente, perto de um tubarão? Será que você pensaria: Meu irmão pode ficar chateado por eu gritar com ele, ou avisá-lo? Quando amamos de verdade procuramos o bem da outra pessoa, e muitas vezes o bem vai ser um confronto com algo errado, isso é amor de verdade.

4. Eu amo a Deus, mas não consigo amar fulano - ( ) Verdadeiro ( ) Falso.
Essa também é uma afirmação falsa "Se alguém afirmar: Eu amo a Deus, mas odiar o seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê" (1Jo 4.20). Se amamos a Deus vamos amar os nossos irmãos.

Interessante é que no texto João não deixa uma opção de amar ou não, ele deixa uma ordem "Amados, amemos uns aos outros". Precisamos entender o que é o amor biblicamente, e começar a praticá-lo de verdade nas nossas vidas. As pessoas não nos reconhecem como cristãos, porque não veêm em nós o amor de cristo "Com isso todos saberão que vocês são meus discipulos, se vocês se amarem uns aos outros" (Jo 13.35).

Está faltando amor e sobrando orgulho, temor de homens e egoísmo. Assim percebemos que dentro de nossas igrejas existem muitas pessoas que não conhecem a Deus, pois Deus é amor. Apenas acham que conhecem, mas os frutos mostram que não conhecem.

Vamos amar uns aos outros com respeito e dignidade por qualquer ser humano, sabendo que o amor vêm de Deus, e se eu amo o mérito não é meu, mas de Deus "Nisto consiste o amor: Não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu filho como propiciação pelos nossos pecados." (1Jo 4.10).

3 Comentarios

  1. Larissa C. says:

    Muito legal, pena que amar não é tão fácil quanto se lê e fala. mas é nessessário para crescer e fortalecer o Reino :)

  2. É relamente não é facil Larissa, mas é possível, basta nos dispormos, e como vc mesma disse fortalece o reino. Precisamos amar mais.
    bj

  3. benção é amar incondicionalmente, o que é um principio e pratica de nosso Mestre por excelência - Jesus Cristo. temos que ter disposição... encarar as situações e em nome de Jesus Amar.

Comente

Você pode e deve comentar, somente atente para as seguintes observações:
1. Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se; 2. Discordar não é problema, é solução, pois leva ao aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! 3. Ofereça o seu ponto de vista, contudo, não aceitarei esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor ou "Não julgueis para que não sejais julgados"