As Máscaras do dia-a-dia


Depois de um longo inverno, hoje voltei a estudar inglês. E não importa quantos anos você tenha, todos nós trememos diante de novas situações. Coisas vêem a nossa cabeça como: Será que gostaram de mim? Será que eu vou pagar mico logo na primeira aula? Os meus companheiros de estudo são legais? E lá estava eu preparado para enfrentar esse novo desafio que se apresentava diante de mim “Hi, Nice to meet you” e assim por diante.
O que me assustou foi perceber que a primeira coisa que fiz foi colocar uma máscara para que as pessoas não me conhecessem como eu realmente sou, um impostor, mentiroso, ganancioso, egoísta, falso, metido, orgulhos e etc, e como você também é. Então coloquei, como posso agora denominar, a minha máscara do inglês.
Estamos tão acostumados com as máscaras que acabamos perdendo de vista quem somos de verdade. E acabamos pensando de nós mais do que realmente somos, e assim, vamos aumentando a nossa coleção de máscaras, uma por cima da outra, para que ninguém consiga enxergar quem realmente sou “Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter, mas ao contrário tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.” (Rm 12.3).
Deixa eu te falar uma coisa, Deus te conhece do jeito que você é, ele te conhece melhor do que você mesmo se conhece “Ainda a palavra não me chegou a boca e tu já conheces Senhor” (Sl 139.4). E mesmo te conhecendo do jeito que você é, Ele te ama, e nada do que você faça pode aumentar ou diminuir o amor de Deus por você, porque ele já te ama no máximo possível de amor. Mas ele espera que você se dispa de todas as suas máscaras, de todos os seus conceitos de si mesmo, e como uma criança, se jogue em seus braços e desfrute desse amor.
Para isso é necessário confessar os nossos pecados a Deus diariamente “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça.” (1Jo 1.9). Mas se “afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso e a sua palavra não está em nós” (1Jo 1.10). Você pode não afirmar com a sua boca que não tem pecado, mas avalie a sua vida, será que você não tem vivido como se não tivesse pecado. Qual foi a última vez que se arrependeu amargamente por pecar, chorou e clamou pelo perdão de Deus?
“Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.” (Sl 32.3). Então meu amigo, livre-se de suas máscaras, confesse todos os seus pecados diante de Deus e se jogue sem reservas nos braços de Deus, nosso pai, e se deleite no amor do Senhor.

Um comentario

  1. naira says:

    É, segura essa paçoca galera!
    É a mais pura verdade. A gente sempre ta colocando máscaras pra fazer com as outras pessoas tenham imagens de nós mas não somos nada do que deixamos parecer na maioria das vezes mas esquecemos que Deus já conhece todas as nossas atitudes, pensamentos, quando fazemos algo que é realmente de coração ou não. Apenas enganamos a nós mesmos.

Comente

Você pode e deve comentar, somente atente para as seguintes observações:
1. Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se; 2. Discordar não é problema, é solução, pois leva ao aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! 3. Ofereça o seu ponto de vista, contudo, não aceitarei esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor ou "Não julgueis para que não sejais julgados"