Simples Assim - Nome


Você já pensou no porquê dar nome às coisas? Eu estava pensando esses dias e percebi que damos nomes às coisas para diferenciarmos umas das outras.

Por exemplo, eu tenho um carro que se chama Fiat Uno, ele é diferente do Fiat Palio, por isso eles têm nomes diferentes. E os Fiat Uno, ainda tem nomes diferentes. Por exemplo, o meu carro é o Fiat Uno Fire, o que ressalta a sua agilidade, explosão, apesar de ser um carro 1.0 (se é que podemos chamar o que ele tem de explosão e agilidade). Depois dele saiu outro Uno com o nome de Fiat Uno Economy, demonstrando a economia do carro, já que o Fire por ter “explosão” consume mais.

Parece ser um consenso que damos nomes as coisas para diferenciarmos umas das outras, ou para diferenciarmos pequenas características delas.

Eu estava pensando no porquê de existir tantos nomes para a igreja de Cristo. Eu não sei se você sabe, mas existe uma lista de nomes de igrejas dos mais variados tipos e gostos rolando na internet. Vou citar alguns aqui só para você ver o nível:

  • Igreja Adventista da Sétima Reforma (Quais foram as seis primeiras reformas?)
  • Congregação Anti-blasfêmias (Eu queria saber como eles conseguem isso.)
  • Igreja Chave do Éden (Se eles têm a chave porque não estão lá?)
  • Igreja Evangélica Abominação à Vida Torta (Eu achei que todas abominavam isso.)
  • Cruzada de emoções (São tantas emoções...)
  • Igreja Pentecostal Jesus Nasceu em Belém (Sério, se eles não me dissessem nem saberia.)
  • Comunidade Arqueiros de Cristo (Será que preciso de um arco e flecha para entrar.)
  • Cruzada Evangélica do Pastor Waldevino Coelho, a Sumidade (sem comentários.)

Bom, brincadeiras a parte, infelizmente nos chamamos de tantas formas que nem parecemos ser a mesma coisa, igreja de Cristo.

Se olharmos para as igrejas históricas, apesar de não terem nomes tão ridículos, são nomes que ressaltam características que distinguem umas das outras, quando na verdade, o nome deveria ressaltar aquilo que nos une. Por exemplo:

Presbiteriana – É chamada assim por causa do seu sistema de governo que consiste de presbíteros que comandam a igreja.

Batista – É chamada assim porque ressalta o seu tipo de batismo, por imersão e quando a pessoa tem consciência para fazê-lo.

Congregacional – Também ressalta o sistema de governo que é congregacional, ou seja, a assembleia geral é que decide as coisas.

Metodista – São chamados assim por causa de seu fundador John Wesley que desenvolveu um método para fortalecer os irmãos da igreja Anglicana e que acabou virando a denominação Metodista.

Pentecostais – Assim são denominados porque crêem nos dons do Espírito que desceu sobre os discípulos no dia de pentecoste.

Os nomes dados às denominações sempre ressaltam o que separa e não o que une. O que une é muito mais importante do que as diferenças.

Uma pergunta tem me assombrado há algum tempo: de qual igreja você é? Geralmente eu respondo: da igreja de Cristo. Ai a pessoa diz: tá, mas qual? E ai eu digo: Por que? Tem mais de uma? Simples assim! Mas geralmente as pessoas não se dão por satisfeitas com essa resposta, mas eu continuo a dar a mesma resposta.

A palavra de Deus nos diz que devemos ser um: “Não ficarei no mundo, mas eles ainda estão no mundo, eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu NOME, o NOME que me deste, para que sejam um, assim como somos um. Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei no NOME que me deste.” (Jo 17.11-12)

Então existe um nome pelo qual devemos nos chamar, pelo qual somos protegidos, pelo qual devemos ser um, e esse nome é o nome de Cristo. Simples assim!

Esse nome deve ser santificado “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome...” (Mt 6.9); por causa desse nome seremos odiados “E sereis odiados de todos por causa do meu nome...” (Mt 10.22); é nesse nome que nos reunimos “Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt 18.20); nesse nome demônios são expulsos e pessoas falam novas línguas “Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas...” (Mc 16.17); esse nome é santo “Porque o poderoso me fez grandes coisas; e santo é o seu nome.” (Lc 1.49); nesse nome se proclama o arrependimento e a salvação “e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão dos pecados...” (Lc 24.47); nesse nome temos o direito de sermos chamados filhos de Deus “Mas, a todos quando o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.” (Jo 1.12); no nome temos os nossos pedidos atendidos “Se me pedirdes algumas coisa em meu nome, eu a farei” (Jo 14.14); o Espírito Santo é enviado por esse nome “Mas o ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas...” (Jo 14.26); nesse nome há vida “estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” (Jo 20.31); quem invocar esse nome será salvo “e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (At 2.21); nesse nome há cura “Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda.” (At 3.6); eu poderia continuar, mas acho que já deu pra entender o que quero dizer.

Nesse nome somos chamados a andarmos juntos “Rogo-vos irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, que sejais concordes no falar, e que não haja dissenção entre vós; antes sejais unidos no mesmo pensamento e no mesmo parecer.” (1Co 1.10)

Então, quando me perguntarem qual é a minha igreja, direi mais uma vez, e com orgulho no nome, que sou da igreja de Cristo em Cabo Frio, junto com todos os que em todo lugar invocam o nome do nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. “á igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” (1Co 1.2)

E ainda nos perguntamos, por que poucos se convertem? A Bíblia nos dá a resposta: “Para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste” (Jo 17.21-23)

A união está no Nome, a desunião está na denominação. Simples assim!

Que sejamos unidos pelo Nome de Cristo.


Por seu Reino!

Rodrigo Rezende

Um comentario

  1. Davison Carvalho says:

    Extraordinária visão. Extraordinária verdade. Extraordinário texto. Simples assim.

    (Davison Carvalho, membro da Igreja de Jesus em Cabo Frio).

Comente

Você pode e deve comentar, somente atente para as seguintes observações:
1. Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se; 2. Discordar não é problema, é solução, pois leva ao aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! 3. Ofereça o seu ponto de vista, contudo, não aceitarei esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor ou "Não julgueis para que não sejais julgados"