Experiências Transformadoras

38° ENCONTRO SEPAL

Bom, para quem não conhece, a Sepal é uma agência missionária que trabalha no Brasil há alguns anos e todo ano promove um encontro para treinamento de pastores e líderes. Esse treinamento geralmente acontece em Águas de Lindóia SP na primeira semana de maio.

De inicio a sigla significava serviço de evangelização para a américa latina, mas agora significa Servindo aos Pastores e Líderes. A Sepal está envolvida em várias áreas como literatura, pastoreio de pastores, missionários espalhados pelo mundo e também evangelismo pela internet.

Agora que já dei uma pequena explicação vou relatar um pouco do que experimentei até aqui no 38° encontro Sepal.

O encontro começou na segunda a noite com a palestra do pastor Richard Foster. Ele é autor de vários livros como “Celebração da disciplina”, “Vida com Deus” e um dos mais famosos “Dinheiro, sexo e poder”. Nesse dia ele falou sobre a graça transformadora. E uma das coisas que mais ficou na minha mente foi que a promessa de Deus geralmente vem seguida de provação para depois chegar à provisão. Precisamos começar devagar, parar de querer ser herói, e começar pelo simples.

Na terça pela manhã participei da palestra do Reverendo Hernandes Dias Lopes, pastor da primeira igreja presbiteriana de vitória. Ele tem mais de 70 livros escritos, acredito que seja um dos maiores escritores do nosso país. Ele falou sobre a vida de Paulo. Me impressionou a sua capacidade em expor a vida de Paulo. Falou com muita propriedade, com uma linha cronológica impecável, e com uma aplicação arrebatadora. Simplesmente impressionante. Em poucos minutos seu livro sobre Paulo se esgotou no stand da Hagnos.

Logo após quem falou foi Russell Shedd. Russell Shedd dispensa comentários, o velhinho está numa lucides impressionante, e um coração cada vez mais devotado ao Senhor. Ele é autor de vários livros “Adoração Bíblica”, “Disciplina na igreja” e “Palavra viva”. Ele falou sobre o caráter do líder. A necessidade do líder ser humilde, amar a Deus e etc.

A noite, para fechar bem o dia, quem falou foi Ronaldo Lidório, missionário presbiteriano. Ele é doutor em antropologia pela Royal London University e organizador de indígenas do Brasil. Atuou durante 9 anos no norte de Gana, na África, como plantador de igrejas, tradutor bíblico e coordenador de programas sociais. Ele falou sobre corações transformados para um ministério transformador. A necessidade de trabalharmos primeiro as nossas vidas para depois vermos os resultados no nosso ministério.

Amanhã postarei tudo o que estou experimentando nessa quarta-feira.

Por seu Reino

Rodrigo Rezende

Comente

Você pode e deve comentar, somente atente para as seguintes observações:
1. Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se; 2. Discordar não é problema, é solução, pois leva ao aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! 3. Ofereça o seu ponto de vista, contudo, não aceitarei esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor ou "Não julgueis para que não sejais julgados"