O elo perdido



Para quem não sabe o elo perdido seria, seria porque nunca foi achado, nem nunca será, o organismo ancestral tanto de humanos (que são bípedes) como dos grandes macacos (chimpanzés e gorilas, que são quadrúpedes), que os uniria, dando assim razão a teoria da evolução de que o homem veio do macaco.

Também para aqueles que são mais antigos, era um seriado que passava na televisão, mas eu não sou dessa época, então não sei dizer muito bem como era.

Mas o que o elo perdido tem haver com a Palavra de Deus e seu Reino?

No começo da igreja foi preciso um elo, não perdido, mas achado, que pudesse unir a fé judaica com a fé gentílica, e acredito que Paulo, o apóstolo aos gentios, foi esse elo. Porque Pedro e os outros apóstolos, não conseguiam fazer essa ponte por ainda estarem muito arraigados nas tradições judaicas (At 10, 11, 15; Gl 2.12)

Muitos dizem que Paulo foi o nome que Saulo adotou após sua conversão como sinal da transformação radical que ocorreu na sua vida. Mas isso não é verdade. Lucas continua a chamá-lo de Saulo até o início da sua missão aos gentios.

A verdade é que Saulo/Paulo é o elo de ligação, e essa função se manifesta nos seus dois nomes (At 13.9).

Ele é judeu, como ele mesmo diz: “Circuncidado no oitavo dia, da descendência de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto a lei fui fariseu.” (Fp 3.5). Mas ele também é cidadão romano “Quando o haviam atado com as correias, disse Paulo ao centurião que ali estava: É-vos lícito açoitar um cidadão romano, sem ser ele condenado?” (At 22.25)

Ele, como judeu, embora de início perseguisse a igreja, era capaz de entender a mensagem de Jesus e do reino de Deus. Contudo, como cidadão romano educado na cultura helenista, ele pôde interpretar essa mensagem para os gentios de maneira que não poderia ser feita por Pedro e pelos outros apóstolos.

Justamente por isso, ele pode ser o elo, outrora perdido, mas agora achado, para o cumprimento da missão da igreja e para abrir o caminho do futuro.

A igreja de hoje, institucionalizada, luta contra a cultura, chamando as pessoas a abandonar essa cultura e viver uma nova cultura, a cultura gospel, “pura”. E a cultura, por sua vez, luta contra essa igreja, porque quer manter a sua cultura intacta. E, por causa dessa luta, o evangelho não está conseguindo chegar, pelo menos não como deveria, àqueles que ainda não conhecem o Senhor Jesus.

Aquele que tenta se colocar como elo hoje em dia toma pedrada de todos os lados. Primeiro da igreja atual porque está trazendo o mundo para dentro da igreja. Depois do mundo porque, para eles, você está tentando mudá-lo.

Da mesma forma acontecia com os judeus helenistas, descriminados pelos gentios e pelos judeus da Judéia. Mas essa mesma situação dolorosa, permite que esses, sejam como ponte entre o evangelho e a cultura. Saulo abriu caminho para o futuro porque também era Paulo.

Que sejamos como elos achados, que contextualizam a mensagem, sem perder o conteúdo que é a Palavra de Deus. Que possamos dialogar e amar aqueles que estão na cultura “mundana” e com isso sermos pontes para levá-los ao conhecimento de Cristo.

Por seu Reino

Rodrigo Rezende

Comente

Você pode e deve comentar, somente atente para as seguintes observações:
1. Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se; 2. Discordar não é problema, é solução, pois leva ao aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! 3. Ofereça o seu ponto de vista, contudo, não aceitarei esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor ou "Não julgueis para que não sejais julgados"