Sociedade X Comunidade


Alguns meses atrás eu estava dando aula de sociologia no Seminário Teológico da Região dos Lagos, e um dos alunos apresentou um trabalho que mostrava a diferença de Sociedade e Comunidade. Esse trabalho chamou muito a minha atenção pela sua precisão em definir a diferença entre esses dois campos de estudo. A comunidade, em seu sentido mais clássico na sociologia, foi conceituada com um grupo social, já a sociedade, como uma grande associação de indivíduos no mundo moderno. A sociedade e a comunidade representam configurações sociais contrastantes, tais como arcaico e moderno, o afetivo e o racional, o sagrado e o profano.

A comunidade está ligada a pessoas próximas geograficamente, preocupação mais ampla de necessidades e interesses. A comunidade é fundada sob o sentimento de participação efetiva, de relação reciproca. Um bom exemplo é a relação da família, é uma relação sem interesse, fundada no amor puro e profundo. A comunidade é a forma de viver junto e de modo íntimo. Nas comunidades as normas de convivência e de conduta estão interligadas a tradição, religião, consenso e respeito mútuo. A palavra comunidade guarda sensações, sugerindo coisas boas e um lugar confortável e aconchegante onde se está seguro, não há perigos ocultos, todos se entendem bem, nunca se é estranho, e pode-se contar com a boa vontade dos outros. Enfim o que essa palavra define é tudo aquilo que sentimos falta.

A sociedade está associada a relações estabelecidas voluntariamente através de contrato entre indivíduos, dada a confluência de certos interesses individuais singulares, mesmo estando longe geograficamente. Na sociedade a relação é superficial, baseada sobre a racionalidade ou sobre espírito de interesse. Na sociedade nada é feito sem que haja um retorno, isto é, ma retribuição por tudo o que se faz. Ela é formada por indivíduos que, mesmo tendo várias leis, permanecem separados uns dos outros. Na sociedade não há o estabelecimento de relações pessoais e, na maioria das vezes, não há tamanha preocupação com o outro indivíduo. Por isso, é fundamental haver um aparato de leis e normas para regular a conduta dos indivíduos que vivem em sociedade.

A mesma questão que está na sua cabeça agora me perturbou durante todo o trabalho do rapaz: A igreja é uma comunidade ou uma sociedade? Muito me entristece ver o rumo que a igreja tem tomado. por algum tempo me detive em escrever sobre isso, mas acredito que agora seja um bom momento para avaliarmos como estamos sendo igreja, como temos nos relacionado uns com os outros, afinal de contas, isso é igreja. Muitos se confundem no que é igreja, e acabam chamando de igreja o prédio onde pessoas se reúnem para adorar a Deus. Engraçado que até o dicionário expressa isso, como primeira opção da palavra. E muitos de nós temos entendido igreja como a organização religiosa a qual pertencemos.

Igreja são os santos reunidos ao redor de Cristo. A igreja não precisa ter um prédio, por isso é errado, ou pelo menos um mal entendimento do termo, chamarmos o prédio de igreja. Igreja é um organismo vivo e não uma organização, igreja independe de denominação para viver. A única coisa que precisa são dois ou três ao redor de Cristo, isto é igreja.

Observe a igreja atual e a definição de sociedade, quantos pontos em comum existem?

1. Para entrar na igreja é preciso estar dentro de um contrato de normas, interesses e posições teológicas. Sendo aceito ou não pela igreja, através de uma profissão de fé seguida de uma votação.

2. As relações na igreja têm sido superficiais. Passamos pela pessoa e cumprimentamos, mas não estamos realmente interessados em saber como aquela pessoas está, não estou fazendo disso uma regra, só acredito que assim é a maioria dos casos. Nos encontramos no domingo a noite, esse é o nosso relacionamento.

3. Se vou a igreja quero saber o que ganho em troca. As pessoas vão na igreja como se estivessem consumindo algo: disso eu gosto, disso eu não gosto. São os famosos consumidores do evangelho, só compro aquilo que gosto e que pode me dar retorno.

4. As igrejas criam leis, regras para que os relacionamentos aconteçam. Mal sabem elas, que estão afastando mais ainda as pessoas umas das outras, pois os que cumprem as regras se sentem no direito de julgar ou impor a regra nos outros. Entendam, não estou abolindo as regras, só como elemento essencial para os relacionamentos.

5. As pessoas dentro da igreja estão tão preocupadas em pagar as suas contas, em comprar um carro novo e em dar um boa educação aos filhos, motivos esses até justos, que não conseguem enxergar que do lado delas existem pessoas que comem arroz e feijão todo dia, se tiver isso, porque não têm dinheiro para comprar carne.


Eu poderia citar outros, mas acreditam que estes já são suficientes para entendermos.

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar." (At 2.42-47)

A igreja deve ser, ou pelo menos deveria ser, uma comunidade que persevera nos ensinamentos de Cristo, que se importa uns com os outros, que divide o que tem com os seus irmãos, que ora junto, que tem tudo em comum, que louva a Deus e que cai na graça do povo. Será que as nossas igrejas se parecem com esse tipo de igreja? Ou será que está mais para uma sociedade?

"Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração" (At 4.32). Percebo, muitas vezes, na igreja um grande preocupação com patrimônio, com o culto de domingo a noite, mas vejo pouca preocupação com pessoas. Por isso, tantas pessoas têm dificuldade de reconhecer a igreja de Cristo hoje em dia.

Igreja usa recursos e ama pessoas, não o contrário.

Rodrigo Rezende

Se você sonha com essa igreja, vamos trocar figurinhas, poste o seu comentário.

6 Comentarios

  1. Anônimo says:

    Amém!

    Marcos Macedo

  2. É isso Marcos, lutando pela noiva de Cristo.

  3. Priscila A. N. Rezende says:

    Eu amo a igreja do Senhor Jesus!!!! Mas é realmente mt triste ver que tantas pessoas têm dificuldade em reconhecer a igreja de Cristo nos nossos dias. E mais dificuldade ainda em reconhecer Cristo nas igrejas. Acabei de ler agora a reportagem de capa da revista veja da semana passada sobre "a atualidade da bíblia", onde o autor falava, entre outras coisas, q a maioria dos cristãos não vive integralmente a bíblia, mas escolhe aquilo com o q concorda para seguir, descartando o resto, e q não há outra forma, compatível com a vida em sociedade, de seguir o evangelho.Infelizmente tenho que concordar com a primeira parte da afirmação, pq a maioria das igrejas retratam isso, uma vida baseada na "palavra da denominação" ou na "palavra de fulano" ao invés de basear-se nos verdadeiros ensinamentos da Palavra de Deus. Quanto à segunda parte, discordo veementemente: "pq a palavra da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós é o poder de Deus".A bíblia diz que o Espírito Santo nos capacita para vivermos o verdadeiro evangelho de Cristo, livres dos "rudimentos do mundo e da carne", que muitas vezes estão dentro das "sociedades evangélicas". Vamos viver a Igreja de Cristo baseados na Palavra!!! Ainda tô engatinhando nisso, mas um dia chego lá!!
    Priscila Rezende.

  4. Anônimo says:

    Realmente, se como Corpo de Cristo não perseveramos no amor ensinado pelo Mestre, o que estamos fazendo pelo Reino?!
    O que falta em todas as sociedades, comunidades, e, infelizmente, às vezes, à Igreja é AMOR.
    Jesus disse quando orou por nós, em João 17, que Ele nos ama e por isso somos dEle, e o mundo saberá que somo dEle se nos amarmos!
    Não há nada de novo debaixo do sol... já dizia o livro de Provérbios.
    Todos sabem... ímpio ou justo
    "Only we need is love" (The Beatles)
    "Only you need is love" (Dominic Balli)

    Samuelle Neves Gomes

  5. O maior de todos os mandamentos é o amor, se seguirmos o amor para com Deus e para com os nossos irmãos não precisaremos mais de leis.

  6. É exatamente isso que vem ocorrendo nas Igrejas. uma busca desenfrear pelo Senhor que pode fazer e não pelo que Ele é. e então o que vimos é uma maioria só se importando com seus intereses. não devo me conformar com esses padrões e por isso luto com o poder e autoridade da Palavra. aqle abço Digo.

Comente

Você pode e deve comentar, somente atente para as seguintes observações:
1. Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se; 2. Discordar não é problema, é solução, pois leva ao aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! 3. Ofereça o seu ponto de vista, contudo, não aceitarei esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor ou "Não julgueis para que não sejais julgados"