Deus nos prova?


Se fizermos essa pergunta hoje, encontraremos respostas diferentes. Mas se fizéssemos essa pergunta no tempo em que a Bíblia foi escrita, só existiria uma única e unanime resposta: SIM.

Mas fazer tal afirmação hoje é quase um pecado. Como um Deus bom, pode colocar alguém em prova. Na verdade, vivemos em um país onde cada vez menos valor é dado aos estudos, então só em falar a palavra “prova” as pessoas já tremem, mesmo sem perceber que aqui nos referimos a outra aplicação da palavra “prova”, que também não deixa de ser uma prova.

Porque, acreditar que Deus nos prova se tornou tão apavorante para as pessoas? Acredito que é por causa do evangelho triunfalista que permeia o evangelicalismo brasileiro. Nesse tipo de evangelho quem prova e satanás e não o Senhor.

Mas deixa eu te dizer algumas coisas: Deus prova sim, não porque é um Deus masoquista, mas porque ele usa a prova para trabalhar nas nossas vidas.

Vou listar alguns motivos pelos quais passamos pela prova:

1. Para saber se ele é o primeiro lugar nas nossas vidas – Esse motivo é claro quando vemos a história de Abraão e o pedido de Deus para sacrificar seu único filho Isaque (Gn 22.1).

2. Para saber se estamos caminhando em suas leis – É esse o motivo da prova do Senhor com o povo de Israel no deserto quando mandou o maná (Ex 16.4).

3. Para saber se o amamos de todo o coração“Se aparecer entre vocês um profeta ou alguém que faz predições por meio de sonhos e lhes anunciar um sinal miraculoso ou um prodígio, e se o sinal ou prodígio de que ele falou acontecer, e ele disser: Vamos seguir outros deuses que vocês não conhecem e vamos adorá-los, não dêem ouvidos às palavras daquele profeta ou sonhador. O Senhor, o seu Deus, está pondo vocês à prova para ver se o amam de todo o coração e de toda a alma.” (Dt 13.1-3)

4. Para a instrução – O Senhor deixou algumas nações para, por elas, provar Israel, isto é, para lhes ensinar a guerra (Jz 3.1-2).

5. Para saber quem realmente quer segui-lo – O Senhor Jesus provou alguns que diziam querer segui-lo e disse: “ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus” (Lc 9.62)

Mas será que Deus precisa da prova para saber algo? Será que na sua onisciência ele já não sabe aqueles que o amam, se ele é ou não o primeiro lugar, aqueles que guardam a sua lei? É claro que sabe. Então, a prova não é para Deus, mas para nos mostrar quem Deus é e o seu amor por nós.

Não acredite que toda prova vem de satanás, e passe pela prova dando glória a Deus, como a música diz.

A prova (provação) é uma prova (exame) para que através dela Deus nos prove (demonstrar) que é Deus, para que possamos provar (experimentar) que Ele é bom.


Por seu Reino, que também é um reino de prova.


Rodrigo Rezende

Comente

Você pode e deve comentar, somente atente para as seguintes observações:
1. Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se; 2. Discordar não é problema, é solução, pois leva ao aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! 3. Ofereça o seu ponto de vista, contudo, não aceitarei esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor ou "Não julgueis para que não sejais julgados"