O chamado



            Estamos vivendo tempos onde está cada vez mais difícil reconhecer se um líder é realmente chamado pelo Senhor ou um profissional eclesiástico. Eu mesmo conheço alguns que se converteram depois que já estavam exercendo o ministério. Isso é mais normal do que imaginamos.
            Não acredito que tais líderes façam isso de maldade, sei que existem aqueles que o fazem, mas são a minoria. Mas muitos entram no ministério por pressão de outras pessoas, porque são eloquentes, porque se destacam nas atividades da igreja, porque têm bons relacionamentos e etc. Essas são boas características, mas elas em si não qualificam para o ministério.
           O que qualifica o líder para o ministério é o “chamado” de Deus. É engraçado perceber que quando uma igreja está procurando um pastor essa não é uma das primeiras preocupações, se é que se preocupam com isso.
            O chamado é aquilo que vai fazer com que o ministro persista mesmo quando tudo parece estar dando errado, é o que vai dar a ele a garantia de que Deus está com ele mesmo quando o ministério não parece estar dando frutos.
           Isso é nítido no chamado de Jeremias: “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações.” (Jr 1.5). Quanto mais ele seguia o chamado de Deus, mas ele era ridicularizado, excluído e perseguido por aqueles que deveriam ser os ouvintes do seu ministério.
           Quando se fala em profeta logo se pensa em um adivinho, mas o profeta na Bíblia é aquele que examina o passado e o presente para repreender os pecados do povo de Deus e mostrar como será o futuro se continuarem no mesmo caminho.
Jeremias foi chamado para denunciar o pecado do povo de Deus que naquela época estava vivendo em orgias, ricos oprimindo pobres, idolatria total, e por isso ele padeceu nas mãos daqueles para os quais ele foi chamado a ministrar “Sempre que falo é para gritar que há violência e destruição. Por isso a palavra do Senhor trouxe-me insulto e censura o tempo todo” (Jr 20.8)
Mas Deus ardeu dentro de Jeremias o fogo do seu chamado e na continuação do texto anterior ele se derrama: “Mas se eu digo: Não o mencionarei nem mais falarei em seu nome, é como se um fogo ardesse em meu coração, um fogo dentro de mim. Estou exausto tentando contê-lo; já não posso mais!” (Jr 20.9)
“Jeremias é a figura de como é ser chamado para o ministério pastoral. Ministério é mais que difícil. É impossível. E a menos que tenhamos um fogo dentro dos nossos ossos nos compelindo, nós simplesmente não sobreviveremos. Ministério pastoral é um chamado e não uma carreira.” Darrin Patrick (Church Planter)
Se esse fogo não queima dentro de você, desista do ministério e vá fazer outra coisa, é melhor para você mesmo. Somente aquele como Jeremias que tem um forte chamado de fogo de Deus podem se envolver no ministério pastoral.
Senhor não deixe essa chama se apague dentro de mim. Que eu nunca busque o ministério por causa de atenção, ou por parecer uma boa carreira, ou porque não envolve pegar no pesado. Mas acenda cada vez mais essa chama dentro de mim. Em nome de Jesus, amém!

Por seu Reino de fogo!

Rodrigo Rezende

5 Comentarios

  1. Anônimo says:

    Tu não imagina como seu texto me ajudou hj.
    abraços. IVEN MOREIRA

  2. Este comentário foi removido pelo autor.
  3. Fico feliz em saber que Deus me usou para te ajudar Iven, saudades meu irmão.

  4. Pr. Luiz Carlos S. Braga lcsbraga@ig.com.br says:

    É por essas e outras que estão querendo fazer sindicato. Há um grupo de eloquentes pregadores e líderes em potencial para empresas no meio dos pastores.

  5. Anônimo says:

    Que Deus te abencoe ricamente irmao. Estou chorando de alegria do cuidado, zelo e amor de Deus para conosco. Sua mensagem veio diretamento do Espirito Santo de Deus falando ao meu coracao.

    “Mas se eu digo: Não o mencionarei nem mais falarei em seu nome, é como se um fogo ardesse em meu coração, um fogo dentro de mim. Estou exausto tentando contê-lo; já não posso mais!” (Jr 20.9)

    Graca e Paz de nosso Senhor Jesus Cristo

Comente

Você pode e deve comentar, somente atente para as seguintes observações:
1. Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se; 2. Discordar não é problema, é solução, pois leva ao aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! 3. Ofereça o seu ponto de vista, contudo, não aceitarei esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor ou "Não julgueis para que não sejais julgados"