Moda Evangelica



No ano de 2004, eu ainda fazia seminário, e estagiava na Primeira Igreja Batista em Mogi Guaçu, uma cidade do interior de São Paulo. E me espantei quando um dia, andando pela rua, encontrei uma loja de roupas evangélicas. Algumas perguntas me surgiram quando vi tal loja: como deve ser uma roupa evangélica? Temos que nos vestir com essa roupa? O que ela tem de diferente? Será que ela é ungida?

De lá para cá as coisas só pioraram. E semana passada eu vi uma reportagem que um amigo compartilhou no Facebook, falando sobre como tinha crescido e quanto estava se tornando lucrativa a moda evangélica, veja (aqui). E as mesmas perguntas voltaram a me incomodar.

O povo vive uma carência muito grande símbolos, de coisas que dêem a impressão de santidade e de dever cumprido. Por isso, esse tipo de coisa cresce no nosso país, moda evangélica, toalhinha ungida do apóstolo, o copo d'água e etc.

Vamos dar uma olhada nessas perguntas e, biblicamente, tentar respondê-las:

1. Como deve ser a roupa evangélica?

Muitos dirão que para o homem, terno e gravata e para mulheres, saião, coque no cabelo e uma blusa cobrindo praticamente tudo. Mas a verdade é que não existe roupa evangélica, roupa é roupa, evangélico ou não, santo ou não, é a pessoa que está vestindo a roupa.

2. Temos que nos vestir com essa roupa?

Não com esse tipo de roupa que as pessoas pensam, precisamos estar vestidos com decência como a Palavra nos ensina "Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças e com ouro, nem com pérolas ou com roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que declaram adorar a Deus" (2Tm 2.9)

3. O que ela tem de diferente?

Na sua essência nada, porque o que o Senhor está preocupado não é com a roupa mas com o seu coração "não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração" (1Sm 16.7)

4. Será que ela é ungida?

Não, o único realmente ungido é o nosso Senhor Jesus Cristo. A própria palavra "Cristo" significa "ungido", Ele, Jesus, é o único verdadeiramente ungido "Levantaram-se os reis da terra, e as autoridade ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido" (At 4.26)

Portanto meus irmãos, não se enganem, não existe roupa evangélica, existe sim um coração quebrantado que se veste decentemente para agradar o nosso Senhor e mestre Jesus Cristo.

Que, na nova coleção, a moda evangélica traga de volta o verdadeiro evangelho e seus desdobramentos, que a tanto, para esses, saiu de moda.

Por seu Reino de amor.

Rodrigo Rezende

Um comentario

  1. Anônimo says:

    Grande Rodrigo, tenho acompanhado seus posts e sempre curto.
    Vou deixar minha opnião aqui, sem querer contraria mas acho que esse rotulo é como o rotulo da musica, não existe surf music, skate music, gospel music é apenas uma maneira rapida de identificar um gênero, é uma necessidade mercadologica, seja na musica ou moda, portanto eu entendo o seu ponto de vista mas entendo tambem o rotulo como um atalho para sermos objetivos. Quando falamos de moda gospel nos referimos a uma moda que guarde decência, que esteja dentro de um padrão para pessoas que querem frequentar a igreja, da mesma maneira que existe moda urbana, gotica e etc. Estou de acordo com tudo o que vc escreveu mas so estou querendo fazer uma analise do ponto de vista do mercado que precisa dar um nome ao um produto ou um segmento.
    Paz de Cristo.
    Mateus

Comente

Você pode e deve comentar, somente atente para as seguintes observações:
1. Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se; 2. Discordar não é problema, é solução, pois leva ao aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão! 3. Ofereça o seu ponto de vista, contudo, não aceitarei esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor ou "Não julgueis para que não sejais julgados"